quinta-feira, 26 de abril de 2007

Cesária Evora

O seu nome completo é Cesária Joana Evora e é conhecida como Cise para os amigos. Mas o mundo baptizou-a com outro nome: Diva do Pés Descalços. Cesária nasceu em Agosto de 1941 na cidade do Mindelo em São Vicente, uma das dez ilhas que constituem o arquipélago de Cabo Verde.



A morna que Cesária Evora canta neste video chama-se Sodade. A morna é um género musical cabo-verdiano relacionado com o Fado português, com o Lamento angolano e com a Modinha brasileira.

Ilha do Fogo



Originalmente chamada São Filipe, a ilha do Fogo tem agora um novo nome devido ao seu vulcão, que é famoso por ter um dos cones mais perfeitos em todo o mundo.



A cidade de São Filipe é a capital da ilha. Os visitantes podem apreciar os elegantes sobrados construidos sob a influência arquitetonica colonial portuguesa.



A ilha do Fogo é famosa pela produção do afamado café di Fogo, considerado um dos melhores do mundo. Paralelamente à produção do café, surge a produção da uva, em plena cratera do vulcão. Esta uva é usada essencialmente na produção do vinho local manecon, muito apreciado por não conter produtos quimicos na sua composição. Um souvenir obrigatório para quem visita esta ilha.



Mas a maior atracção turística da ilha do Fogo é sem dúvida o seu vulcão. A escalada até ao topo demora pouco mais de quatro horas. Atingindo uma altitude de 3000 metros, a vista a partir do topo do vulcão é uma da mais espectaculares de Cabo Verde.