sexta-feira, 9 de março de 2007

Ilha de Santo Antão

A ilha mais a norte de Cabo Verde é marcada pela imponência das suas montanhas e pelos recortes dos seus vales profundos.


Ao chegar à ilha de barco encontrará primeiro o cenário árido da cidade de Porto Novo, mas assim que começar a viagem em direcção à vila da Ribeira Grande a paisagem muda dramaticamente, dando lugar a uma vegetação luxuriante, tanto no alto das montanhas assim como no calor tropical das "ribeiras".

Dois lugares em que é obrigatória a visita são o vale de Paúl - um dos mais bonitos desta ilha -, e a vila da Ponta de Sol, próxima do aeroporto, com espantosos exemplos de arquitectura colonial.

A ilha de Santo Antão é também conhecida como a ilha do grogue, uma aguardente tipica de Cabo Verde que ainda hoje é feita pelos processos tradicionais de moagem da cana-de-açucar. O ponche e os mais variados licores são mais alguns dos saborosos productos desta ilha agrícola por excelência.


A melhor maneira de descobrir Santo Antão é sem sobra de duvidas em actividades ao ar livre, próximo da natureza. A ilha é actualmente um destino muito popular para trekking, caminhada (hiking) e ciclismo de montanha (mountain bike).

Sem comentários: